Search
And press enter

Marketing Sazonal, afinal é importante?

Para quem trabalha com redes sociais, ter um calendário à mão já se tornou um costume, afinal sempre tem uma data comemorativa que é importante para um cliente em questão que pode alavancar as vendas ou até mesmo o engajamento das redes sociais.

Muitas marcas e lojistas realizam com meses de antecedência o planejamento de campanhas de Natal, Dia das Mães, Páscoa e outras datas especiais. E o que temos observado com o passar dos anos é que as estratégias executadas em datas comemorativas surtem efeitos importantes, já que o número de vendas, normalmente, aumenta muito nesses dias.

No comércio é fácil perceber a importância de criar estratégias diferentes durante as datas comemorativas. Afinal, essa é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores. De acordo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as cinco datas comemorativas mais importantes, no Brasil, são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Mas outras datas como Páscoa ou a já popular Black Friday também impulsionam muito o mercado de alguns nichos específicos. Trabalhar com datas comemorativas significa fazer um bom planejamento.

Quem começa a pensar nas campanhas de Natal somente no mês de dezembro, já está muito atrasado para fazer alguma ação de alto impacto. O primeiro passo é mapear as datas que podem impactar seu negócio com antecedência. Assim, haverá tempo de sobra para realizar os ajustes necessários no produto e também na estratégia de divulgação. Para não perder nenhuma oportunidade, vale consultar no Google alguns calendários sazonais.

Com essa consulta, é possível selecionar as datas que têm relação com seu nicho ou que podem, de alguma forma, impulsionar suas vendas. Além das datas mais óbvias, como Natal ou Páscoa, o calendário nacional possui oportunidades menos conhecidas que podem trazer bons resultados. Por exemplo: se seu produto é sobre culinária e gastronomia, o Dia Mundial da Pizza pode ter um bom impacto sobre suas divulgações. Da mesma forma, um empreendedor que divulgue cursos de beleza para profissionais pode aproveitar o Dia Nacional do Cabeleireiro para realizar alguma promoção.

Com o tempo, a tendência é que, a cada ano, o empreendedor identifique quais datas comemorativas possuem maior impacto em seu negócio. Assim, fica mais fácil replicar o que deu certo e também corrigir os erros para os anos seguintes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *