Search
And press enter
Sem categoria 13/11/2019

FOMO, FOBO e JOMO: afinal o que é isso?

Essas siglas foram nomeadas por especialistas e resumem praticamente todas as atitudes que vemos, praticamos e criticamos nas redes sociais todos os dias.

FOBO representa a expressão “Fear of a Better Option”, ou seja, “Medo de uma Opção Melhor”. O termo foi cunhado por Patrick J. Mcginnis, investidor e autor americano, também responsável pela criação do termo FOMO (Fear of Missing Out).  FOMO, do inglês Fear of Missing Out (medo de ficar por fora), caracteriza um comportamento predominante na internet nos últimos anos, desde o advento das redes sociais e dos dispositivos móveis: com a quantidade extrema de informações recebidas todos os dias, os usuários tendem a, literalmente, temer a perda de qualquer informação. A consequência disso? Grande parte da internet se tornou um disparate de muita informação e pouco conteúdo. FOBO representa a expressão “Fear of a Better Option”, ou seja, “Medo de uma Opção Melhor”. O termo foi cunhado por Patrick J. Mcginnis, investidor e autor americano, também responsável pela criação do termo FOMO (Fear of Missing Out). 

  • FOMO: “fear of missing out” – ansiedade causada pela impressão de que sempre há alguma coisa acontecendo em algum lugar e que você está de fora. Essa sensação geralmente é causada por postagens em redes sociais e pela internet em geral.
  • JOMO: “joy of missing out” – ao contrário do termo acima, prega a felicidade em não fazer parte de todos os acontecimentos e compartilhá-los nas redes sociais. 
  • FOBO: “fear of a better option” – dificuldade em tomar decisões, já que sempre parece existir uma opção melhor a ser escolhida.

As redes sociais caminham na mesma direção. Um exemplo é o mais recente algoritmo do Facebook, que torna cada vez mais difícil a entrada de conteúdos irrelevantes em nossos feeds e torna o critério cada vez mais seletivo. A tendência é nos aproximarmos mais do que realmente gostamos e dispensarmos a verborragia digital. Para as marcas, isto é uma faca de dois gumes: maior oportunidade para produzir conteúdo relevante e fidelizar seu público, porém custos mais altos para atingi-lo. Sai ganhando quem conseguir transcender ao velho hábito de bombardear os fãs com promoções e souber chamar atenção de forma natural, ou quase.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *