Search
And press enter
Sem categoria 28/10/2019

As cores e a sua relação com a fotografia

Psicologia das cores é uma forte teoria, onde se leva em consideração os aspectos psicológicos, sensoriais, físicos e culturais que resultam no impacto de uma determinada cor nos seres humanos. Com isso em mente, é importante pensar na cor como uma linguagem e entender que as combinações são o todo da mensagem. Uma vez que a cor vermelha, por exemplo, pode remeter tanto a amor como a ódio, dependendo do contexto em que está inserida (essa combinação de cores é conhecida como acorde cromático).

Com relação a sensações, lidamos com as cores entendidas como “quentes” e “frias”. Classificação diretamente associada à sensação humana acerca da cor. Quando falamos sobre cores quentes, estamos nos referindo a elementos relacionados ao sol, acontecendo o contrário com as cores frias, que se relacionam com os elementos relacionados à água. Cores quentes: Vermelho, Amarelo, Laranja. Cores frias: Azul, Verde, Violeta.

Também é importante ressaltar os significados e sensações individuais das cores. Azul: é conhecida como a cor da simpatia, harmonia e confiança. Vermelho: conhecida como a cor das paixões: amor e ódio, é a mais quente e ativa das cores. Amarelo: atinge significados que permeiam tanto o otimismo como o ciúme e infidelidade, depende inteiramente das demais cores. Verde: fertilidade e natureza, é considerada a cor da juventude, também vista como uma cor tranquilizante. Laranja: a cor do sabor, tem a ver com deleite e aroma, que por sua vez é diretamente ligado à fruta cítrica.

Em momentos de composição fotográfica, é importante dedicar atenção as cores que estão presentes na fotografia, visando atingir as sensações desejadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *