Search
And press enter
Sem categoria 26/09/2019

O silêncio como momento detox

No atual contexto em que vivemos, o silêncio tem sido visto como medida para resgatar o equilíbrio e a criatividade pessoal. Nos últimos anos, em meio a um excesso de informações, surgiu uma necessidade de encontrar intervenções e rituais que sejam capazes de trazer a tranquilidade de volta para o cotidiano.

Essa reflexão atingiu os mais diversos segmentos e teve como clímax a Mindfulness Revolution, valorização da meditação e na cultura de massa com o intuito de atingir o equilíbrio interno, o que engloba desde a meditação transcendental até plataformas digitais como o app Headspace, que atua com meditação assistida.

O mesmo pode ser observado no universo dos games, com a ascensão de jogos como Journey (desenvolvido para consoles), onde o jogador se encontra em uma jornada de descoberta) e Mountain (para computadores e celulares), onde o objetivo é observar o ciclo natural do bioma de uma montanha.

Artistas e fotógrafos também buscam trazer a necessidade do silêncio em meio ao caos, como David Batchelor, que na série de fotos intitulada Monochromes, busca mostrar placas e cartazes em branco encontrados nas ruas, e o polonês Maciej Ratajski, o qual trabalha com outdoors em branco em meio a cidade e designs minimalistas. 

Atualmente, onde somos cercados de ruídos e consumimos informações até mesmo em elevadores e táxis, o silêncio e o espaço em branco tornam-se o detox da mente, e é importante que procure-se meios que apresentem esse objetivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *