Search
And press enter
Sem categoria 29/08/2019

Método Pomodoro: Como você gerencia o seu tempo?

O método Pomodoro foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 80, que procurava aumentar sua produtividade nos estudos. A técnica se baseia no fato de que dividindo nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, estimulamos o foco e a agilidade do cérebro, uma vez que melhoramos a gestão do nosso tempo.

Para colocar em prática, você precisa fazer uma lista das tarefas que deve realizar durante o dia, depois divide o seu tempo em períodos de 25 min (chamados “pomodoros”), onde você trabalha sem interrupções. Após 25min, você faz uma pausa de alguns minutos, anota as tarefas concluídas e repete o ciclo. A cada quatro ciclos, faça uma pausa um pouco maior para descansar.

Ao executar a prática a longo prazo e conhecer seu ritmo de trabalho, você pode alterar a duração dos períodos de concentração conforme suas necessidades e aumentar ou diminuir os intervalos. Os objetivos da técnica Pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações. Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período.

Com a aplicação do método, você pode passa a entender quanto tempo leva para a realização de cada tarefa, compreende o que te distrai e quais as suas principais interrupções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *