Search
And press enter
Sem categoria 10/12/2018

10 anos de Emojis na Apple

Em 21 de novembro de 2008, a Apple lançou uma atualização de software gratuita para usuários do iPhone no Japão, que continha a primeira fonte e teclado emoji da Apple.
Dez anos depois, este lançamento abriu o caminho para o amplo apoio de emojis que vemos hoje em todo o mundo.
Ao entrar no mercado japonês em 2008, uma das principais áreas de foco da Apple era a inclusão de suporte emoji no recém-lançado iPhone 3G. Esse suporte veio na forma de uma atualização de software conhecida como iPhone OS 2.2 (o iPhone OS é o que agora é conhecido como iOS) que foi lançado globalmente, embora o teclado emoji fosse restrito apenas ao mercado japonês. Os aplicativos começaram logo a incluir hacks, que desbloquearam o teclado emoji para usuários fora do Japão. Isso não foi suportado ou endossado pela Apple, mas, mesmo assim, o uso de emoji fora do Japão inicialmente se espalhou por meio dessas soluções alternativas.
No momento em que o suporte emoji foi implementado pela primeira vez, isso foi feito de forma compatível com o SoftBank (parceiro de lançamento do iPhone da Apple no Japão), mas o suporte a emoji ainda não chegou a Unicode, o que tornaria os personagens universalmente intercambiáveis entre dispositivos, operadoras e plataformas de software pela primeira vez.

Só em 2015, o teclado emoji foi ativado para todos os usuários do iOS por padrão. E, ao fazê-lo, criou o momento para o teclado emoji se tornar o teclado mais popular do mundo.

Algumas mudanças foram puramente estéticas (a Apple mudou para projetos renderizados em 3D em 2016) enquanto outras refletiram os nomes formais de emojis quando foram adicionados ao Padrão Unicode.

Veja algumas mudanças e comente o que você achou dessa evolução 🙂